Fábrica Gasômetro

Porta Pivotante - Vantagens, desvantagens e cuidados necessários

Utilizadas há cerca de 20 anos no Brasil, as portas pivotantes adicionam estética e elegância a qualquer projeto. Ideais para serem utilizadas nas entradas de casas e apartamentos, parte da porta é projetada para fora, o que permite a escolha de modelos maiores e com design mais arrojado.

Nesse sistema, a folha da porta gira em torno de um eixo vertical – o pivô – ao invés de utilizar as dobradiças tradicionais. Os pinos de fixação são colocados em cima e embaixo no portal, garantindo maior leveza e flexibilidade à porta. Confira a seguir as principais vantagens, desvantagens e cuidados que você deve ter quando decide instalar uma porta pivotante na sua residência.

Vantagens

Uma das grandes vantagens das portas pivotantes é a economia de espaço. Como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada – as portas tradicionais podem bater nos móveis e danificá-los.

Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema do pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.

As portas pivotantes também são de instalação fácil quando comparadas às portas convencionais. Como há apenas 2 pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar corretamente quando é fechada é menor – nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças. Geralmente, o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob medida – quanto mais alta, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.

Os modelos de madeira e aço são ideais para usar na entrada de residências, por serem mais fortes, resistentes e seguros. Já as portas de vidro podem ser instaladas no interior da casa como divisória de ambientes – como cozinhas e varandas.

Desvantagens

Apesar das vantagens, as portas pivotantes são mais frágeis – por isso, é importante que a porta tenha uma estrutura rígida para não gerar perigos e riscos à segurança e não empenar no futuro. Além disso, a vedação é inferior quando comparada à das portas de abrir – o que pode aumentar a quantidade de poeira e insetos dentro de casa, de acordo com a área onde fica a residência.

Cuidados

Antes de projetar a sua porta pivotante, tenha em mente que a porta de entrada de casa deve ter, no mínimo, 80 cm de largura e 2,10 m de altura. Os pivôs devem estar a uma distância do batente para que sobrem, pelo menos, 90 cm para a abertura, pois cerca de 10 cm serão utilizados para a rotação do eixo e ‘perdidos’ quando a porta é aberta.

Além da porta, também é importante investir em um sistema de fechaduras resistentes e seguras – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a casa permaneça protegida.

Precisa de ajuda?